S. José del Rey - atual Tiradentes - MG.
Dom Pedro também foi compositor de algumas músicas, dentre elas, o Hino da Independência do Brasil. Aqui compartilho uma outra obra composta pelo imperador.
musicabrasilis.org.br/partituras/d-pedro-i-responsorio-para-sao-pedro-de-alcantara
O Responsório de São Pedro de Alcântara Mortuus est e a Antífona de Nossa Senhora Sub tuum praesidium, são os primeiros ensaios do príncipe herdeiro no terreno da composição musical.
O Cancionero de Elvas é um manuscrito português do século XVI de música e poemas do período da Renascença. É uma das mais importantes fontes de música secular na Península Ibérica, com obras em português e espanhol. O manuscrito foi descoberto em 1928, na Biblioteca Municipal de Elvas, pelo musicólogo Manuel Joaquim e posteriormente publicado em 1940. É constituída por quatro coleções: duas delas com obras do repertório ibérico de cerca de 1500, uma com peças portuguesas da primeira metade do século XVI, e a última com obras de origem portuguesa, com influência italiana, do terceiro quartel do século XVI. As obras foram transcritas por três musicólogos: Manuel Joaquim, Manuel Morais e Gil Miranda. Obra extraída do álbum: MIL SUSPIROS DIÓ MARIA, música sagrada e secular da Renascença brasileira.
José de Anchieta era filho de Juan de Anchieta Zelayaran (nascido em Urrestilla, um distrito de Azpeitia (Guipúzcoa), primo de Santo Inácio de Loyola) e Mencía Díaz de Clavijo y Llerena, um descendente através da linha materna da nobreza das Ilhas Canárias, mas ao mesmo tempo filha de um judeu convertido. José de Anchieta nasceu na cidade de Tenerife, em La Laguna, a 19 de Março de 1534.
António Carreira (Lisboa, Portugal) foi um compositor e organista português da Renascença. Exerceu o cargo de organista da Capela Real de Lisboa. As suas composições (Fantasias, Tientos, Chansons) revelam uma elevada destreza e qualidade em contraponto. A maior parte das suas obras sobreviventes encontra-se nos manuscritos da Universidade de Coimbra. Uma obra particularmente interessante é a Canção "Con Lavaré de Me", onde a parte do órgão que acompanha esta canção popular é escrita em forma de "Tento". Este constitui um dos primeiros exemplos europeus de acompanhamento instrumental escrito para uma canção.
A modinha é um gênero musical do Brasil mas já era tocado nas ruas da Bahia no século XVII, e por isso é considerado o primeiro gênero de música popular brasileira. A modinha chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Era um tipo de canção melódica e cortês, que teve muito sucesso nos salões de Portugal no século XVII. Portanto, quando chegou ao Brasil, era um gênero aristocrático e erudito. Gradualmente começou a ser popularmente aceito e, no século XVIII, Domingos Caldas Barbosa compôs algumas modinhas que alcançaram grande difusão.