Fanny Hensel nasceu em 1805, na cidade de Hamburgo (onde tenho o privilégio de estar morando atualmente) e foi uma compositora romântica alemã, bem como pianista, regente e organizadora de concertos.
Apenas parte de uma obra foi publicada até o momento, mas conta com mais de 460 obras. Sua família a proibiu de manter uma carreira musical e também de publicar suas composições. A sua atividade composicional ao longo da vida produziu uma riqueza de canções, peças para piano, obras de música de câmara, cantatas sacras e outras obras com orquestra. Muitas das suas composições foram escritas em parceria com o seu famoso irmão Felix Mendelssohn Bartholdy.
A obra de Fanny Hensel só começou a ser pesquisada a partir dos anos 1980; quando do 150º aniversário da sua morte em 1997.
Aqui deixo separada a obra para coro misto, chamada Abendlich schon rauscht der Wald, que recomendo para coros leigos.
Deixo abaixo mais algumas obras corais e destaco o oratório composto por ela, aos 26 anos, baseada em imagens da Bíblia , que também incluía a cantata dos mortos durante a devastadora epidemia de cólera que se espalhou em muitas cidades européias.