O uso da inteligência artificial na música tem dois efeitos diretos em mim: o espanto e a preocupação. O espanto porque realmente acho incrível como uma inteligência consegue aprender como compor ao estilo de Bach, Mozart ou Beethoven. E a preocupação porque os músicos não estão acompanhando essa evolução...
O Assisted Melody, melodia assistida (tradução livre) aprende juntamente com seus usuários. É uma aplicação Machine Learning, ou seja, aprendizagem de máquina. Isso mesmo. O computador aprender a cada interação!
Quem já estudou harmonia tradicional vai questionar as decisões do computador, tenho certeza disso. Mas para mim, o principal aqui não é aceitar totalmente o que a máquina tem a nos dizer, mas sim de refletir e experimentar essa possibilidade sonora e criativa. No canto coral, creio que o regente possa incentivar as pessoas a perceberem as diferenças entre as características composicionais entre Bach, Mozart e Beethoven (são os e compositores disponíveis até o momento) e at[e mesmo de cantar uma linha com poucas notas enquanto a AI completa a harmonia de acordo com o estilo desejado.
Acesse o Assisted Melody